sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Os valores da Espiritualidade Franciscana


Da vida e do modo de ser de São Francisco nasceu uma inspiração de vida, um caminho. A espiritualidade franciscana é fundamentalmente seguimento do Cristo pobre, humilde e crucificado. E o seguimento torna-se um encantamento, que por sua vez leva à configuração com o Cristo. Algumas características desta espiritualidade:

1. Espiritualidade evangélica

A vida e a regra' franciscana é o próprio evangelho; vida de conversão para o evangelho.

2. Vida em fraternidade

'Deus me deu irmãos' - a fraternidade, entre irmãos e irmãs, que Deus nos deu, com todas as pessoas e com todas as criaturas.

3. Espiritualidade Trinitária

Deus é o Sumo Bem; o Filho nosso irmão; o Espírito do Senhor e o seu santo modo de operar. Maria, o modelo: filha, mãe e esposa.

4. Sem nada de próprio

Seguir o Cristo pobre é a condição do nosso caminho. Livre para amar e servir, retirando tudo o que se interpõe entre as pessoas. O modelo é a encarnação do Verbo.

5. A minoridade

'Servo de toda humana criatura'; o serviço do lava-pés; a 'autoridade' evangélica.

6. A espiritualidade do trabalho

A 'graça' de trabalhar; trabalhar com as 'próprias mãos'; constrói a fraternidade; trabalhar como menores; trabalhar com 'devoção'; afugenta o ócio, inimigo da alma.

7. A contemplação franciscana

O espírito de oração e devoção que abrange toda a vida e a vida toda; rezar sempre e rezar a vida; rezar no mundo e no conflito; a mediação das criaturas. O eremitério e a solidão.

8. A evangelização franciscana

Evangelizar e deixar-se evagelizar; o 'evangelho vivo' do seguimento; é dom da vocação que se prolonga em missão; a fraternidade é o 'coração' da evangelização.

9. Espiritualidade eclesial e católica

A fraternidade vivida no seio da Igreja; é célula eclesial, integrada nos serviços e nos ministérios da Igreja. Católico: experimentar Deus e a sua graça em todo tempo e lugar.

10. A perfeita e verdadeira alegria

Acolher, integrar e transformar o 'negativo' da vida. A cruz, fonte da verdadeira alegria.

--- Frei Regis Daher

Nenhum comentário:

Postar um comentário