sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Espiritualidade Beneditina


A espiritualidade beneditina, se faz de acordo com as culturas dos povos, da vida do leigo no mundo.

A espiritualidade beneditina é a vivência profunda dos sacramentos, do louvor, a devoção, é a vivência orante da Palavra de Deus, através da lectio divina, dos ensinamentos.

A espiritualidade é a vivência cotidiana da humildade, silêncio, obediência, oração de modo especial (liturgia das horas e a lectio divina), a paz, descrição, o trabalho, a condenação da murmuração, a pontualidade, a hospitalidade, o amor para com os pobres e as crianças. São elementos que constituem o espírito beneditino.

Toda a Regra de São Bento tem uma parte pedagógica e ministra um ensinamento, isto é, uma série de princípios de vida espiritual.

A Regra de São Bento poderá nos ajudar quando focaliza pontos fundamentais para uma vivência cristã renovada e avivada.

Conversão 
Convergência de todos os atos de nossas vidas em Deus, fazendo tudo por Ele, em para a glória d’Ele. E essa conversão é passada e futura, mas também é feita dia-a-dia.

Nesta contínua conversão, ter cuidado de não cairmos no monarquismo interiorizado, numa piedade mística alienada. Converter é Ter uma dimensão social, é abrirmos para o irmão.

Neste sentido de conversão São Bento, ensina-nos a austeridade, a sobriedade, a discrição que equilibra as necessidades de ter, convidando o homem a um trabalho consigo mesmo, sentido de ser. E o ser prevalecendo sobre o ter.

Pax-Beneditina 
É vencer as violências do mundo com oração e uma profunda intimidade com o próprio Deus que é amor. E não ser omisso às injustiças do mundo mas é denunciar e tomar atitudes por causa do Reino de Deus.

ORA ET LABORA  - REZAR E TRABALHAR. 

Unidade entre fé e vida. É sermos ministros e agentes de transformação do Reino de Deus com Jesus Cristo.

Não é ter a oração apenas como um ritual, mas que se torne vida... São Bento diz: “nossa mente concorde com a nossa voz”. A oração impulsiona ao trabalho. A nossa vida tem que ser coerente com a nossa fé.

Vida Comunitária 
Vida comunitária fraterna e de partilha, tendo como centro a Celebração da Santa Ceia e o Batismo como fato de ser o povo de Deus e celebrar a nossa vida em comum hoje.

Oração que leve a uma ação cristã verdadeira através da Palavra de Deus, que ilumina a história de nossa vida e a história da sociedade e da Igreja.

Evangelização, fruto de um testemunho comunitário e missionário. São Bento nos propõe humildade, esperança, caridade, ou seja conversão, oração e trabalho, paz e comunidade fraterna, que são os remédios para o mundo de hoje.

Escutar e Obedecer 
Escutar quer dizer obedecer, São Bento, desde o começo de sua experiência, sublinha o labor da obediência e a põe em prática eficazmente.

Para São Bento, renunciar a vontade própria, dobrar uma vontade revoltada, não é uma violência, mas o caminho de uma grande intimidade com Deus é habitar no tabernáculo.

Oração e humildade 
A força e a energia necessárias ao longo do caminho estão alicerçadas na oração. O abandono à graça divina, a humildade são marcas de uma grande simplicidade, de uma grande confiança, melhor ainda um amor para Deus, que responda ao seu amor infinito.

O Cristo – Quem quer que sejas 
É Cristo o verdadeiro Rei, sob quem é preciso se espelhar para atingir essa relação com Deus no cotidiano, antes de realizá-la na vida eterna, de maneira definitiva. É a Ele que devemos suplicar na oração e seguir a Ele para a glória de Deus. É Ele que convida e indica o caminho da vida.

Progresso Estabilidade 
A primeira etapa do progresso é um apelo à felicidade, uma admiração, uma descoberta, é uma vida intensa, uma espécie de germinação. A estabilidade é um mistério de toda existência, vem o aprofundamento, o apego a um ensinamento único, que é o do Cristo.

A espiritualidade beneditina, nos leva a combater o bom combate, e tudo esperar da misericórdia divina, que sabe de que somos feitos.

+

Nenhum comentário:

Postar um comentário