segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quaresma: O Amor é a Resposta



"Eu quero a misericórdia e não o sacrifício, diz o Senhor; não vim chamar os justos, e sim os pecadores." (Mt. 9,13)

Paz e bem!!! A cada ano, o tempo da Quaresma inicia com a Quarta-feira de Cinzas, tempo no qual a liturgia da Igreja nos convida a uma reflexão e atuação sobre as nossas vidas, sobre o seu sentido, a sua origem, a sua missão, o seu destino último.

Trate-se, portanto, de um tempo forte de conversão. Conversão, que é entendida como uma adequação de nosso ser, existir e atuar à própria vida de Jesus Cristo, ao seu Evangelho, ou seja, a seus valores, à sua proposta de vida: gastar a vida a serviço dos outros, especialmente dos mais necessitados, para ter uma vida feliz, plena e até eterna. 

O contato do ser humano com Deus se torna realidade com os gestos concretos, onde o Amor é a resposta, e para facilitar este entendimento o próprio Jesus dá a orientação (cf. Mt 6), com três armas poderosas, que tem efeito pleno se usadas juntas, pois são como um tripé de um banquinho. Se uma das três faltar o banquinho cairá. É preciso equilibrar o relacionamento com Deus, consigo mesmo e com o irmão. E essas poderosas armas são: jejum, oração e caridade. O jejum é um exercício que ajuda no relacionamento comigo mesmo, não se trata somente de deixar de consumir algum tipo de alimento, com ele somos capazes de manter, sob controle, as próprias paixões, os próprios sentimentos. O orar, é exercitar-se na disciplina  do relacionamento com Deus, aoração é o combustível de nossa batalha espiritual, é ela que mantém acesa a chama do amor em nossos corações. A caridade é um exercício saudável de relacionamento com o outro. A caridade manifesta um ato de misericórdia, especialmente com o irmão mais pobre. O amor é querer o bem do outro, a caridade é fazer bem ao outro.

A Quaresma em geral, é um período, e ao mesmo tempo um convite a voltar nosso olhar e vida para Deus e aos princípios do Evangelho. A Quaresma é também um chamado a mudar aquilo que temos de mudar, na busca de sermos melhores e mais felizes, um chamado a construir em vez de destruir e a olhar e voltar para as formas de vida mais justas, mais solidárias, mais humanas.

Se a Quaresma é tempo para a conversão, para melhorar no processo de humanização pessoal e comunitário, então a Quaresma coincide com a própria vida de todo cristão, com o ser e missão de toda Igreja e com a vocação da comunidade humana inteira. Afinal, o Amor é resposta.

Fraternalmete.
Frei Jacó, OFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário